cgfernandes
  • Home
  • Publicações
  • Clau's Blog
  • Aviso legal
  • Contato
  • /Deutsch/

O tempo. Halt!

27/9/2011

0 Comentários

 

O tempo é algo assim como um trem que nos desloca do lugar onde estamos, sem que precisemos movimentar nosso corpo. Permanecemos sentados olhando pela janela, nos sentindo como crianças, hipnotizados pela paisagem, pelo vento contra o rosto. E quando chegamos no destino, somo já outros, distantes do que éramos, distantes do que deixamos para trás, sem que tenhamos noção disso. Apenas quando nos olharmos mais uma vez no espelho e vermos nossas rugas de expressão nos será claro, o trem nos levou e nós permanecemos parados.

Esse texto foi inspirado por esse de Kafka:
"31. Juli. 1917 In einem Eisenbahnzug sitzen, es vergessen, leben wie zu Hause, plötzlich sich erinnern, die fortreißende Kraft des Zuges fühlen, Reisender werden, die Mütze aus dem Koffer ziehn, den Mitreisenden freier, herrlicher, dringender begegnen, dem Ziel ohne Verdienst entgegengetragen werden, kindlich dies fühlen, ein Liebling der Frauen werden, unter der fortwährenden Anziehungskraft des Fensters stehn, immer zumindest eine ausgestreckte Hand am Fensterbrett liegenlassen. Schärfer zugeschnittene Situation: Vergessen, daß man vergessen hat, mit einem Schlage ein im Blitzzug allein reisendes Kind werden, um das sich der vor Eile zitternde Waggon, anstaunenswert im Allergeringsten, aufbaut wie aus der Hand eines Taschenspielers."


0 Comentários

Processo criativo

27/9/2011

0 Comentários

 

Ontem achei um livro interessante e muito elegante na biblioteca, com depoimentos de escritores de língua alemã sobre seus processos criativos.

Elfriede Jelinek diz que o computador foi feito para ela. Raramente ela escreve um texto à mão. Günter Grass por sua vez gosta de canetas antigas e chega mesmo à escrever com aquelas canetas com pontas de penas.

Herta Müller diz que não se importa com o material de escrita. Que na época em que viveu na Romenia comunista roubava papel da fábrica em que trabalhava como tradutora para poder escrever.  Ela escreve direto no computador. Quando escreve à mão prefere caneta vagabunda e diz que não conseguiria escrever em papel bonito, pois seus temas são tão crus que ela se sentiria intimada por papéis finos e decorados.

Eu escrevo tanto no computador quanto à mão.  Sinto necessidade também de imprimir o escrito no computador. Quando percebo que o trabalho no computador não rende, desenho ou faço um exercício de escrita livre para desbloquear. 

Um dos autores, que não me recordo o nome, deu esse depoimento que deve seguir como guia para todo escritor. Perguntado sobre se ele precisa de algum ritual para escrever ele respondeu: "não preciso de ritual para escrever, só preciso de caneta e papel."
Então ... mãos à caneta e palavras ao papel. 
  
0 Comentários

Uma brasileira em Viena

20/9/2011

0 Comentários

 
João Ubaldo Ribeiro esteve aqui em Viena lendo crônicas do seu livro "um brasileiro em Berlim". Foi um sucesso. O bom humor do escritor baiano é contagiante. Para os brasileiros que vivem na Europa é um deleite acompanhar as aventuras dele e as observações a respeito das nossas diferenças culturais. 
Essas situações que os brasileiros morando fora do Brasil sentem na pele. 

Um dia desses visitando uma sorveteria aqui em Viena, que faz seus sorvetes com "frutas exóticas" vindas da Amazonia, me peguei num desses dilemas. Meu marido resolveu provar o sorvete de Taperebá. Como sou do Rio de Janeiro fiquei constrangida de dizer a ele que não tinha idéia do sabor de tal fruta, que para mim também soava exótica. Eu apenas respondi que o sabor era .... suculento ... assim difícil de explicar ... só provando. 

Depois que provei reconheci que tinha gosto de cajá. Cajá eu conheço de longe por causa do cajá-manga, que é o parente mais próximo encontrado em abundância no Rio de Janeiro. 

Pois é ... já dá para escrever um texto de "uma brasileira em Viena." 

0 Comentários

    Clau's Blog

    Amenidades.
    Reflexões de todo o tipo.
    Todos os direitos reservados para textos e fotos. Os textos só podem ser reproduzidos com devidos créditos à autora Claudia Fernandes.


    Feed RSS

    Categorias

    Todos
    Alemanha
    China
    Hoje Aqui E Agora
    Konversa Com Kafka
    Poesia
    Sob O Sol De Xangai
    Sobre Artistas
    Tudonada
    Wegkreuzungen
    Zen

    Arquivos

    Janeiro 2019
    Outubro 2018
    Setembro 2018
    Agosto 2018
    Dezembro 2017
    Novembro 2017
    Janeiro 2016
    Fevereiro 2015
    Setembro 2014
    Agosto 2014
    Julho 2014
    Maio 2014
    Fevereiro 2014
    Janeiro 2014
    Novembro 2013
    Agosto 2013
    Julho 2013
    Março 2013
    Fevereiro 2013
    Janeiro 2013
    Setembro 2012
    Agosto 2012
    Julho 2012
    Maio 2012
    Abril 2012
    Janeiro 2012
    Novembro 2011
    Outubro 2011
    Setembro 2011
    Agosto 2011
    Julho 2011
    Junho 2011
    Abril 2011
    Março 2011
    Fevereiro 2011
    Janeiro 2011
    Dezembro 2010
    Julho 2010
    Junho 2010
    Maio 2010
    Abril 2010
    Março 2010
    Fevereiro 2010
    Janeiro 2010

Powered by Crie o seu próprio site exclusivo com modelos personalizáveis.
  • Home
  • Publicações
  • Clau's Blog
  • Aviso legal
  • Contato
  • /Deutsch/